Capa Notícias Um dos CMS mais usados, WordPress pode melhorar desempenho de SEO em sites

Gratuito e muito conhecido gerenciador de sites, o WordPress oferece diversos recursos. Renan Costa, profissional de Marketing do DINO, falou sobre ferramentas e recursos que, bem utilizados na plataforma, podem melhorar o ranqueamento de páginas na web.

O WordPress é um dos CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais usados para a criação de sites, blogs e lojas virtuais. De acordo com pesquisa publicada pelo portal Kinsta, detém 64% deste mercado. A ferramenta gratuita disponibiliza diversas possibilidades para criadores. Renan Costa, profissional de Marketing Digital do DINO, agência de notícias corporativas de São Paulo, fala sobre algumas maneiras de otimizar o uso da ferramenta.

Para o analista, aliar um CMS de qualidade com técnicas e ferramentas que otimizam os resultados de SEO é uma ótima receita para ranquear no Google: “escolher um bom CMS será meio caminho andado para atingir seus objetivos de maneira mais fácil e rápida. A outra metade está em utilizar algumas técnicas de SEO, consideradas indispensáveis para um bom ranqueamento”.

Ferramentas básicas

Um dos pontos essenciais para o profissional é usar o Google Search Console e o Bing Webmaster. Ambas as ferramentas permitem integrar o site com o buscador utilizado pelo usuário. Através delas é possível analisar relatórios voltados ao tráfego e sua origem, apontando, por exemplo, palavras-chave que fazem os visitantes encontrarem o site.

Outra forma de direcionar os conteúdos do site de forma assertiva é conhecendo o público. Para isso, Renan recomenda o Google Analytics, que permite o acesso a informações relevantes sobre os visitantes do site, tornando-o uma importante ferramenta para a estratégia de SEO.

Interface e velocidade

Pesquisas apontam que 99% dos brasileiros conectados usam celular e 58% deles utilizam exclusivamente o aparelho para acessar a internet. Por isso, é importante ter um site direcionado para os dispositivos móveis. Um site mobile friendly atende às necessidades dos visitantes que o acessam pelo celular. Essa otimização, além de aumentar as taxas de conversão, também impactará no ranqueamento do site, uma

vez que esse é um dos critérios do Google.

Ainda falando sobre o acesso ao site, o profissional do DINO destaca a importância da velocidade de carregamento: “o Google já deixou claro que o tempo de carregamento da página é um fator importante para a ordem de exibição dos resultados de busca. Um site que demora a carregar passa uma primeira impressão péssima para o visitante que esperava solucionar seu problema de forma rápida”. Por isso, ele aponta que apostar em um bom serviço de hospedagem é fator essencial a se levar em consideração no quesito velocidade.

Gostou do post?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Open chat